Ao fim de quase quarenta anos ligado à escola inquieta-me que…
… a escola em particular e a educação no seu todo sejam das áreas sobre a qual todos sabem tudo — muitos porque passaram pela mesma enquanto alunos, outros simplesmente porque sim e uns quantos porque a democracia lhes deu a representatividade do povo e sob essa capa de um momento para o outro tornaram-se experts em tudo o que tenha a ver com a mesma, divulgando nos cafés e redes sociais sabedorias e soluções mais ou menos enigmáticas…
Assumo que nutro profundo respeito pelas pessoas que têm opinião e que a expressam frontalmente, pois é na variedade de experiências e opiniões de profissionais de diferentes ofícios, que, de forma livre e descomprometida, as expressam, sem segundas intenções que surgem as soluções, pois têm o dom de apontar, lucidamente, aspetos negativos e positivos face às diferentes situações que surgem na escola, não estando somente para dizer mal e difamar os profissionais da educação (temos nesta terra algumas almas que só sabem dizer mal da Escola, sendo que para elas nesta nada está bem!).
Que sabem realmente sobre a escola alguns dos nossos eleitos/ que tanto escrevem nas redes sociais?
Apesar dos muitos constrangimentos, considero que a abertura da escola de 2º e 3º ciclos no Curral das Freiras foi um marco, existindo um antes e um depois, podendo a freguesia orgulhar-se da sua escola, dos seus alunos, dos seus professores, dos seus órgãos diretivos, dos seus funcionários, da sua Associação de pais/comunidade educativa e do imenso e meritório trabalho desenvolvido, de que os excelentes resultados escolares obtidos nos exames nacionais e a redução das taxas de abandono escolar ou de duplas e triplas retenções são meros exemplos, mas que muito nos motivam.
Acredito que a geração pós escola será indubitavelmente uma geração mais competente, mais exigente, mais participativa, mais competitiva, enfim teremos certamente melhores e mais competentes cidadãos.
Por hora termino citando o presidente Jorge Sampaio “A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que pensa.” Cujo pensamento influenciou o lema da escola “Por uma Escola de Valores – Com excelência formamos homens e mulheres para e com a sociedade”
NOTA
Texto do Dr. Joaquim José Sousa, Escola B+S do Curral das Freiras, publicada no DIÁRIO das freguesias.
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