quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Água mole em pedra dura...

FACTO

"(...) a Educação do Século XXI tem de ser estruturalmente reformulada. (...) os sistemas educativos, tal como hoje estão construídos, estão obsoletos (...) estão cheios de mais, porque se colocam mais e mais matérias, por vezes de forma pouco coerente, por outro lado, os métodos de ensino, as tecnologias, os espaços utilizados, tudo isto exige um grande repensar. (...) Eu diria que hoje as crianças e jovens, muitas vezes, desenvolvem dinâmicas de aprendizagem muito mais significativas, com maior motivação, em sistemas informais do que nos sistemas formais (...) é absolutamente necessário encontrar capacidade de criar um novo paradigma. - Jorge Barreto Xavier, ex-secretário de Estado da Cultura (XIX Governo Constitucional - PSD/CDS), gestor cultural e Professor Universitário, em entrevista publicada na edição de hoje do DN-Madeira.

COMENTÁRIO

Uma entrevista bem conseguida, com o essencial, tocando nos aspectos que são determinantes relativamente à formação global para a vida. Mas é uma entrevista que, concomitantemente, coloca em xeque a política educativa regional. Obviamente que me preocupa todo o espaço nacional, porém, mais ainda, as políticas, ou a ausência delas, na região da Madeira. Neste campo, olho para trás e para o presente e fica-me a certeza que a Autonomia e a regionalização de nada serviram. Naquelas declarações estão consubstanciados alguns aspectos que, em uma região pequena, com quarenta e poucos mil alunos, há muito deveriam estar, aqui sim, a funcionar na "normalidade". 
Ainda há dias escrevi que o sistema educativo deveria ser desenhado pelo ângulo da cultura. A cultura em sentido abrangente, portanto, de natureza inespecífica. O resto, tantos o dizem, vem agregado. Ora, a mentalidade existente não é essa e, qual paradoxo, os líderes políticos que pedem inovação e criatividade, na sua práxis política, tudo fazem para manter a estrutura e um pensamento com duzentos anos. Dedicam-se a enfeitar a velha e gasta máquina, a oleá-la, peça por peça até aos parafusos e porcas do sistema, a gerir a burocracia como forma de impedir qualquer tentativa de mudança, dedicam-se a utilizar os meios financeiros para propagandear o caminho que seguem, não dando conta dos erros que estão a ser cometidos que serão muito penalizadores do desenvolvimento. Tudo isto mantendo debaixo de olho as direcções executivas e os professores. 
Jorge Barreto Xavier é claro: não é pela existência de "uma disciplina de música, de desenho ou de dança" que mudamos de sentido (...) "mas com o repensar do sistema educativo". É a globalidade que está em causa e não a compartimentação das preocupações. Não se melhora a questão cultural com umas exposições públicas e temáticas de final de ano escolar, da mesma forma que não se melhora com uns espectáculos musicais, tampouco com uma educação fisica travestida de desporto. Se assim fosse, face ao número de anos e de iniciativas levadas a efeito, hoje, teríamos uma população mais bem preparada, culta e com residuais taxas de abandono e de insucesso. 
Não há volta a dar. Torna-se necessário alterar o pensamento paradigmático para reconstruir este sistema pobre e podre, desenquadrado da exigente realidade e distante do que anda por aí ao virar da esquina. 

Um sistema estruturado pelo ângulo da cultura, obviamente, não menospreza, antes pelo contrário, a Língua Portuguesa, a Matemática, a História ou a Geografia entre tantas áreas do conhecimento. Não deve é ter a pretensão de um enciclopedismo que, com o andar dos anos se torna desmotivantee inconsequente. A escola não deveria ser, mas ainda é, uma linha de montagem. Pensamento crítico, não, obrigado! Curiosidade, calma, o aluno deve responder de acordo com as linhas do manual. Trabalhar em grupo, como mais tarde as empresas solicitarão, nada de modernices, preferível é o trabalhinho e a avaliação individuais. Um plano curricular por aluno em função dos seus interesses, isso é utopia e até demonstra alguma demência de quem propõe. Debater, colocar em causa, apresentar outros pontos de vista sobre qualquer tema, não, isso é gerador de anarquia e de indisciplina quando existe muito "programa para dar".

Portanto, enquanto o sistema for aquilo que é, hierarquizado e centralizado, padronizado e formatado, sistema que vive e se aproveita da ignorância, com políticos que badalam que apenas estão a cumprir um tal "programa de governo" que ninguém leu, parece-me óbvio que não sairá da mediania. 
Por outro lado, um sistema que se apresenta confinado aos muros da escola, que não interage, que pouco ou nada dá e recebe, não pode estar, nem minimamente, compaginado com a formação informal. Isto quando se sabe que a formação informal, aquela adquirida fora da escola em múltiplas actividades, tem, hoje, um considerável valor e peso que não pode ser descurado. É, por isso, que o Dr. Jorge Barreto Xavier salienta a existência de uma "maior motivação em sistemas informais do que nos sistemas formais". A escola, genericamente, não entende isto e o sistema nem quer saber dessa íntima ligação entre o formal e o informal. Tanto assim é, havendo excepções, ainda hoje se diz: escolhe, ou queres o desporto ou a escola, a música ou a escola, etc.. Porque a escola não está preparada para o mundo que se desenvolve para além dos seus muros. 
E porquê? Pela existência de uma hierarquia que manda, absurdamente, mas manda, de um currículo, de um exaustivo programa por disciplina, normativos a respeitar, inspecção à procura do deslize, avaliação de professores, testes e exames às centenas e, finalmente, por uma avaliação de alunos a cumprir. No meio disto, esquecem-se que, por alguma razão, "as escolas tornaram-se, para inúmeras crianças e adolescentes, verdadeiras catedrais do tédio", como alertou Ilídia Cabral, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Ilustração: Google Imagens.

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