quinta-feira, 19 de setembro de 2019

LA EDUCACIÓN (no) ES (a) POLÍTICA


Acabo de ler dois artigos e uma entrevista muito interessantes. Um de José Antonio Caride (Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Catedrático/Santiago de Compostela), do qual destaco o título "La Educatión (no) es (a) política"; um segundo de Petronilha B. G. Silva (Doutora em Ciências Humanas - Educação: "(...) Espera-se que a escola e os seus professores participem no esforço de cada aluno para identificar, compreender, construir elos entre a sua comunidade, a sociedade nacional e internacional. Diferente do que muitas vezes ocorre, fazerem tentativas de uniformização de jeitos de pensar e conduzir a vida (...)". Finalmente, uma entrevista com o Professor José Manuel Pureza (Doutorado em Sociologia): "Para as gerações que fizeram a sua escolaridade durante o fascismo, ir à escola era aprender a ler, escrever e contar. Mas nesse minimalismo de competências funcionais, estava implícita a fixação de um objectivo social: não formar consciências inquietas. Quando a democracia mimetiza esse minimalismo, apostando no funcional, na aquisição de competências, e não assume a escola como lugar crucial da formação para a cidadania democrática (inquieta, exigente, responsabilizante de si e dos outros) é a democracia que se atraiçoa. Em democracia, a escola tem de ter a ambição de formar para esse carácter de que se fazem os democratas e não para um catálogo de bom comportamento e de sucesso individual (...)".
Logo, LA EDUCACIÓN (no) ES (a) POLÍTICA.
Para reflexão neste regresso à Escola!

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