PORQUE HÁ ANO LECTIVO E CICLO?
PORQUE QUE HÁ AULA?
Estava ansioso por escutar, uma vez mais, o Professor José Pacheco e também, o Professor Adelino Calado, agora, no quadro da iniciativa "Abrir a Mente - Educa Diferente". Na sessão de ontem esteve em causa a "Emergência na Educação". Ficaram-me algumas frases que muito dão para pensar:
"(...) numa aula nada se aprende" (...) "numa prova nada prova" (...) existe "um genocídio educacional" promovido "por múmias pedagógicas" (...) quem dá aula está fora da lei" (...)
A sessão gerou, em determinados momentos, um conjunto de emoções muito fortes que, inclusive, tocou, profundamente, os moderadores do painel, os Professores Mário Fortes e Luísa Paolinelli.
Paradoxalmente, esta manhã, ao ler o Dnotícias, dei comigo não a perceber as preocupações da Secretaria Regional da Educação sobre a aprendizagem, mas a grande "novidade": a escola abre a 7 de Setembro e irá até 30 de Junho, com períodos de avaliação e de exames. A cantilena de sempre. Do importante, daquilo que deveria acontecer na aprendizagem, zero.
Deixo aqui a partilha do vídeo. Uma vez mais, senhores responsáveis políticos, professores, pais e comunidade em geral, assistam a este debate.
Parabéns aos organizadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário