quinta-feira, 9 de julho de 2020

Continuam a "brincar" com a Educação


FACTO

JSD-Madeira debate ‘Educação num mundo pós-covid-19’ no próximo dia 16 de Julho. O debate será feito através de videoconferência e conta com o antigo Ministro da Educação, Nuno Crato. A ideia desta iniciativa é “discutir e analisar quais os modelos que devem ser seguidos, de que forma a educação terá de adaptar-se a esta nova realidade e qual o papel que a comunidade educativa – professores, alunos, encarregados de educação, entre outros – terá de assumir para ultrapassar, da melhor forma, esta nova realidade e todas as alterações ao modelo que a mesma veio introduzir”. Fonte: Dnotícias.

COMENTÁRIO

Todas as estruturas partidárias, obviamente, devem debater os temas que a toda a sociedade diz respeito. A política educativa é um dos temas de maior relevância. Só que, neste momento, cheira-me que esta iniciativa constitui um contraponto a uma outra em curso, do Professor Universitário Mário Fortes, com figuras de elevadíssimo conhecimento, sob o título genérico “Abrir a Mente / Educa Diferente” - "Educação Horizontes XXI".

No dia 06 aconteceu um excelente debate subordinado ao título "A Natureza do Brincar/Emoções à Solta"; ontem, um novo painel abordou "Sonhar Acordado, Criatividade na Escola"; para o dia 10 de Julho está agendado o tema "O Ensino a Distância"; a 13 de Julho "Contra a Indiferença"; a 15 de Julho o tema "Ciência na Escola" e, finalmente, a 17 de Julho o debate sobre a "Emergência na Educação". Neste último debate (estou ansioso por acompanhá-lo) estarão presentes os Professores José Pacheco e Adelino Calado.  

Face à excelência dos temas e dos convidados, pergunto, qual o significado político (e prático) de uma iniciativa partidária marcada para o dia 16? Estão no seu pleno direito de a realizar, mas traz água no bico! Bom seria que os jovens e menos jovens, políticos e governantes) ficassem atentos àqueles debates. Aliás, um debate com o Professor Nuno Crato, um ex-ministro de má memória que nada, rigorosamente nada, adiantou relativamente a uma necessária e urgente mudança no sistema educativo, certamente que nada adiantará. Terá mudado de opinião? Duvido.
Ademais, o problema da Educação não está no pós-Covid19. O problema é de pensamento estrutural, de reorganização da escola, é de liberdade, está nos currículos, nos programas, na cultura e nos dramas sociais. Não está, como li, na criação de um "modelo", mas na vontade política de criar um novo PARADIGMA que conduza ao sucesso. Sinceramente, com todo o respeito pela iniciativa, não perco um segundo com o Professor Nuno Crato! Ele é uma figura do passado, não é uma figura do futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário