sexta-feira, 28 de setembro de 2018

UM SISTEMA EDUCATIVO CAQUÉTICO


O Sistema Educativo está envolto em acesa polémica. É inegável. São "cartas do leitor", são artigos de opinião, textos, marcadamente corrosivos, publicados em blogues,  são páginas de facebook, são os sindicatos em constante rebuliço, conduzindo até alguns processos ao Tribunal Administrativo, é o ensurdecedor silêncio público dos professores que vão murmurando sobre o funcionamento da escola pública, são fusões e extinções, inexplicáveis processos disciplinares, é a atribuição de 25 milhões de euros ao ensino privado, enfim, é indisfarçável que o sistema está a rebentar pelas costuras. Até a chefe de gabinete do secretário saiu de cena. Ao longo dos anos foi sensível a ausência de rumo, hoje, porém, já não é possível esconder tanta fragilidade, quer no Sistema Educativo, quer no desporto educativo, quer nas políticas de juventude. Até um cego político vê!

O Sistema Educativo precisa de cabeça e braços para actuar

O sistema funciona como uma empresa, que, mesmo em falência técnica, abre às oito e fecha às dezoito. As portas abrem, o pessoal entra e sai, os "clientes" por lá andam, mas sempre em défice, apesar da administração dizer que tudo funciona com "normalidade" e com "tranquilidade". Basta espreitar os "balanços" para verificar que está tudo de pantanas. O que apresenta na montra não está em consonância com o armazém. E assim andam, de palco em palco, de escola em escola, mentindo sobre a realidade, fabricando notícias avulsas, mas pior, ainda, sem pensamento crítico sobre o futuro. A pesada estrutura acomodou-se, porque trancada na sua "torre de marfim", "não fecunda nem se deixa fecundar" pelas ciências, o que evidencia um pavor pela mudança que implica desempoeiramento da consciência, abertura ao mundo, acreditando na utopia como caminho seguro. Preferem a maldita rotina, ter emprego e não trabalho, sem a consciência que os erros de hoje serão pagos, a prazo, com juros! Já estão. 
A escrita, para mim, mesmo aquando de desabafos sentidos, tem linhas vermelhas que não gosto de ultrapassar. Porém, já não chega dizer basta. O secretário que defina a sua vida, deixe o assunto para quem sabe e regresse à escola. A escola precisa de bons professores e a Educação de políticos de excelência. No exercício da política exige-se sabedoria e reconhecida competência. É demasiado grave a Madeira ter voltado a perder três anos de uma política educativa que se andava moribunda, agora está morta. Não se trata de exagero da minha parte. Basta ler com atenção a comunicação social, as redes sociais sérias, para tomar consciência da desorientação e da ausência de rumo. O mundo anda já pela 4ª Revolução Industrial e, por aqui, preferem manter os traços característicos de um sistema nascido há mais de duzentos anos. Onde está a inteligência para derrubar conceitos errados, mentalidades caquéticas, estruturas de pensamento obsoletas, características organizacionais arcaicas, atitudes centralizadoras, maximizações e padronizações, currículos sem sentido, programas desvirtuados da vida real, escolas transformadas em espaços de audição e não de participação, obsessiva preocupação pela avaliação e não pela aprendizagem e conhecimento, onde está a inteligência para acabar com essa treta da meritocracia, com prémios, até pecuniários, a crianças do primeiro ciclo, onde está a capacidade para, paulatinamente, quebrar as múltiplas iliteracias que andam por aí?
É um sufoco, creiam. Querem "brincar", pois brinquem, mas em casa, não no serviço público.
Ilustração: Google Imagens.

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