domingo, 16 de setembro de 2018

UMA ESCOLA COM 2.500 ALUNOS É UMA FÁBRICA!


Três notas
Primeira: 
Uma escola com 2.500 alunos não é um estabelecimento de aprendizagem, talvez uma fábrica de montagem de produtos em série, à semelhança das da Sociedade Industrial. Aquele número daria para três escolas de aprendizagem. Vangloriar-se que a Escola Francisco Franco é a maior escola do país é um erro grosseiro. A frase "Small Is Beautiful", de Ernst Schumacher, opõe-se ao quanto maior melhor. Parece ser o caso. Nem as grandes empresas seguem esse desígnio. Subdividem-se em outras de menor dimensão, porque o grande é muito complexo de gerir e administrar. Escolas com essa dimensão fazem-me ter presente, em contraponto, um dos objectivos do sistema educativo da Finlândia: "É possível prepará-los para as provas ou para a vida. Escolhemos a segunda opção". Pensem nisso!


Segunda:
A arquitectura dos estabelecimentos de aprendizagem são, hoje, determinantes. Gostaria de saber como foram pensadas as duas novas escolas em construção, a da Ribeira Brava e a do Porto Santo. A imagem seguinte é de uma escola finlandesa "onde as paredes são substituídas por divisões transparentes e o plano aberto ganha protagonismo. As tradicionais salas fechadas estão a ser transformadas em espaços multimodais, que se comunicam entre si por paredes transparentes e divisórias móveis. O mobiliário inclui sofás, pufes e bolas de pilates, bem diferentes da estrutura de carteiras escolares que conhecemos hoje. Não há uma divisão ou distinção clara entre os corredores e as salas de aula". Será que eles estão errados, embora apresentem resultados de topo?


















Terceira:

Ainda a Escola do Curral das Freiras. A secretaria regional da Educação, em entrevistas e debates, anda a apregoar que a extinção da escola do Curral das Freiras (anexada pela Escola de S. António) ficou a se dever à flexibilização curricular. Sendo público que a escola de S. António não entra na flexibilização do currículo, deve a secretaria da Educação esclarecer os cidadãos relativamente ao seguinte:
1º Em que ficamos, foi por falta de alunos ou devido à flexibilização do currículo?
2º A escola de S. António enquadra-se na flexibilização curricular ou não?
3º O que tem a ver a flexibilização curricular com a "autonomia, gestão e administração" própria da escola do Curral das Freiras?
4º Como se extingue a escola do Curral com 198 alunos e 35 professores e mantêm a escola de 2º 3º ciclos (S. Jorge) com 37 alunos e 23 professores? 
5º Haverá alguma coerência extinguir uma escola que apresenta, no quadro do actual sistema educativo, excelentes resultados nacionais?
6º Finalmente, a extinção da Escola do Curral não terá sido um acto de perseguição e de vingança ao Prof. Joaquim José Sousa, aos professores e toda a comunidade educativa?

Sem comentários:

Enviar um comentário