O secretário regional da Educação andou de escola em escola, dizem, em um périplo para ouvir os responsáveis locais (!). Por fim, disse estar em presença de um "resultado desafiante e promissor". Motivado pelo título da peça do DN-Madeira, um tal resultado, "desafiante e promissor", fui empurrado para a leitura. Um logro, pois o resultado "desafiante e promissor", afinal, circunscreveu-se a mais funcionários, mais umas obras de manutenção e mais uns cursos "para evitar o abandono". Espantoso. Do miolo, isto é, daquilo que poderia e deveria constituir a mudança estrutural do sistema, nem uma palavra. Como se o problema do abandono, por exemplo, pudesse ser resolvido com mais cursos, com umas obras e com mais funcionários!
Há aqui uma profunda desfocagem da realidade. Não quero ser deselegante, mas, questiono-me, sobre o porquê deste redutor "desafio promissor": será desconhecimento, ausência de ambição ou uma forma de empurrar os problemas para diante, quando existe tanta produção científica no quadro deste novo mundo e dos processos organizacionais e pedagógicos necessários.
Quando se sabe que, por melhores condições que tenham os edifícios e por melhor que seja a rácio alunos-empregados, no plano organizacional e pedagógico, se a actuação for idêntica à do passado, só se pode esperar no futuro resultados iguais aos de hoje. Então, por que insistir na mesma tecla?
Ainda há dias, um investigador da Universidade do Minho passou pela Região da Madeira e falou de um currículo com "gorduras", cada vez mais "obeso". Entre tantos outros, um assunto importante, eu diria inquietante, porém, o silêncio continua a ser a marca do governo. E assim sendo, porque há uma necessidade de "mostrar algum serviço", deduzo eu, veio o secretário mostrar-se preocupado com as obras, quando as questões da manutenção do parque infra-estrutural nem a ele deveriam chegar! Quanto a novos funcionários (há que anos tal é reclamado), embora importante, de todo, não é decisivo.
O problema do sistema educativo não está nas obras. |
Ilustração: Google Imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário