segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O "REGRESSO ÀS AULAS"



FACTO

Eu e muitos milhares, talvez milhões, começavam as ditas "aulas", no dia 07 de Outubro. E, em Janeiro, só após o Dia de Reis. Normalmente a 7 de Janeiro. Isto vigorou até aos primórdios dos anos 80. Em todas as profissões, no quadro de um sistema absoleto, conheço tantos que foram excelentes, gente de topo, muitos com carreiras até na investigação e no reconhecimento internacional. Mas não apenas aí. De electricistas a mecânicos, por todo o País, na indústria e no comércio, quantos singraram pelo reconhecido valor técnico-profissional? Atenção, os que tiveram acesso à Escola, pois todos sabemos das gravíssimas limitações económicas, financeiras, sociais e culturais, impostas por um regime cretino, estúpido. Quero eu dizer com isto que os que tiveram possibilidades não saíram burrinhos, mesmo começando a 07 de Outubro e com currículos e programas incomparavelmente mais reduzidos.

ALGUMAS PERGUNTAS 
E COMENTÁRIOS

Este facto não faz disparar nada na consciência nos decisores políticos? Que razões estão na origem das ditas "aulas" começarem quase um mês antes? (há estabelecimentos de ensino que iniciam no dia 11 e até ao dia 18 todos deverão estar a funcionar).
Ah, julgo eu, porque não há coragem para rever, paulatinamente, a (re)organização da sociedade e, nessa abordagem, os tempos laborais; não há coragem para separar, nos currículos e programas, o essencial do acessório; porque preferem queimar etapas do crescimento fechando as crianças nas escolas, antecipando, cada vez mais, conhecimentos desadequados às idades; porque brincar, ao contrário de ser considerada uma actividade séria, é tida, desmioladamente, como perda de tempo (o pré-escolar irá começar aos três anos); porque, pela pressão de vários sectores, há manuais, muitos manuais, para vender, uns, até, separados "para meninos e para meninas", sacrificando os pais com encargos exorbitantes; porque o sistema não encontra respostas adequadas de alguma ocupação cultural, de natureza informal, e a resposta privada é cara; porque a escola bloqueou os actos de pensar e de ser curioso; porque não gerou, ao longo dos anos, a importância de férias activas; porque não investiram em uma cultura de responsabilização das famílias, quando a Educação delas deve partir. 
Por isto e muito, muito mais, a escola formal começa a 11 de Setembro e, não tardará que o seu início aconteça no primeiro dia de Setembro. 
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário