terça-feira, 1 de outubro de 2019

A Fúria Meritocrática



FACTO

Afirmou o secretário regional da Educação: "Por vezes, existem algumas reticências se devemos ou não reconhecer o mérito. Reconhecer o mérito é reconhecer os bons exemplos e nós necessitamos na nossa sociedade, na comunidade, mas também na escola, de termos bons exemplos para que possam ser seguidos" (...) Desta cerimónia sobressai ainda a entrega de dois outros ‘diplomas de mérito’, por parte do secretário com a tutela da Educação. "O primeiro, para os professores: sem o seu empenho, sem a sua dedicação e o seu trabalho não seria possível estarmos hoje aqui a distinguir os nossos jovens talentos. O segundo, para os pais/encarregados de Educação, por cá estarem e acompanharem o percurso dos vossos filhos/educandos”, afirmou, deixando os parabéns à Escola, aos alunos e respectivas famílias." - Fonte DN-Madeira.

COMENTÁRIO

Estas são as típicas cerimónias, algumas de encomenda que assumem uma característica claramente para a fotografia. Se assim não fosse não havia lugar a "algumas reticências" (!). Há muitos, muitos anos, não tinha ainda o secretário regional nascido, já existiam quadros de honra e, porém, o sistema educativo foi aquilo que se sabe. Não vou comparar os tempos históricos, pois seria um erro grosseiro, mas esta "fúria meritocrática" apenas está a servir para esconder ou varrer para debaixo do tapete um sistema completamente desadequado dos nossos dias, com taxas de abandono e de insucesso que deveriam envergonhar qualquer governante. E vai daí, entrega "diplomas" e faz um panegírico aos professores e encarregados de educação. "Gato escondido com o rabo de fora". Eu diria que faz parte do "modelo" retrógrado, agarrado a mais de duzentos anos com traves-mestras semelhantes. O Mundo avançou, mas o Sistema Educativo parou naquilo que é essencial. Então, há que disfarçar.
"Necessitamos de bons exemplos", é verdade que sim. Desde logo, de uma secretaria que deveria ter um olhar completamente diferente para os assuntos da Educação. E não tem. Esta secretaria gere, administrativamente, o sector, porque não tem uma ideia para o futuro. Esta é a realidade, que cansa os alunos, conduz os professores à exaustão, gera indisciplina e desinteresse. Para milhares, "a escola é uma seca", seria bom que o governante tomasse consciência!
Quando alguma coisa mudar, o primeiro diploma de "bom exemplo" deverá ser entregue pelos professores e pelos pais ao secretário que estiver a gerir esta importante pasta.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário