quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

"Uma mão lava a outra..." e palmas para a "classroom"!

Li no FN: "A Escola Secundária Jaime Moniz inaugurou hoje, no Dia da Escola, a "Sala Luís Miguel Sousa Classroom" (...) graças a um donativo (...) de 40 mil Euros". Tanto que me apetece discorrer sobre este assunto! Vou esperar que outros o façam nos domínios que perpassam pela minha cabeça. E são tantos os que fazem parte desta encenação! Não estarei longe do aforismo: "uma mão lava a outra (...)" o que me leva a ter presente, por se tratar de uma sala de tecnologia, a historieta que se conta de um encontro entre Linus Torvalds, Bill Gates e Steve Jobs. 

"No intervalo de uma palestra sobre informática encontraram-se na casa de banho. Após uma rápida passagem pelo mictório, o Senhor Linus lavou cuidadosamente as mãos e virou-se para Bill Gates dizendo: Nós, da Linux, somos perfeccionistas. Bill Gates que também lavava meticulosamente as mãos, tomando cuidado de esfregar bem entre os dedos, lançou um olhar desafiador para Linus e exclamou: Nós, da Microsoft, somos perfeccionistas e detalhistas! Nesse momento, Steve Jobs, que estava de costas para a ridícula cena, dirigiu-se para a saída do banheiro. Em uníssono, Linus e Gates perguntaram-lhe: Steve, você não vai lavar as mãos? E Steve Jobs respondeu, secamente: Nós, da Apple, não 'mijamos' na mão!"

Sobre aquela sala lembrei-me, ainda, de Carlos Drummond de Andrade - A Mão Suja: 

"Minha mão está suja.
Preciso cortá-la.
Não adianta lavar.
A água está podre.
Nem ensaboar.
O sabão é ruim.
A mão está suja,
suja há muitos anos
(...)"

Nada disto me interessa, o humor corrosivo de Steve Jobs ou o notável poema de Drummond, porque o que mais me prendeu a atenção foi a palavra "classroom" em uma escola que se vangloria de notas brilhantes, inclusive, em Português. Pensem nisso.

De resto, já nada me é estranho. Há patronos de estabelecimentos de aprendizagem que foram políticos regionais, um deles chefe de gabinete, e que apenas foram isso, centros de saúde, idem, e até a toponímia tem sido invadida por nomes que ultrapassam outros de referência maior em tantas áreas. Há por aí nomes atribuídos sem que se lhes conheça qualquer rasgo!
Este breve texto vem a propósito de um telefonema de um Amigo de longa data. Sobre aquela "classroom", secamente, disse-me: "aquela sala deveria chamar-se 'Povo da Madeira', porque tem sido tanta e tanta a marosca nos transportes marítimos, que os quarenta mil euros são uns troquitos em relação ao que já pagámos". Concordando, respondi-lhe mais ou menos isto: tens razão, sobretudo quando o sector público entrega 25 milhões anuais a estabelecimentos privados de educação. Por aqui, meu Amigo, na Educação, há uma tendência para penalizar quem é inovador. Conheces, ou não, o que se passou no Curral das Freiras?
Há, de facto, "mãos sujas"!
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário