sexta-feira, 19 de outubro de 2018

INOVAÇÃO E LIDERANÇA. BEM PREGA FREI TOMÁS...



FACTO

O secretário da Educação da Madeira esteve presente na abertura de um encontro sobre "Inovação e Liderança Educacional". O secretário definiu a “inovação como a capacidade de correr riscos” e a liderança como a soma de “todos os processos que necessitam de visão” (...) e pediu aos professores: "tenham a capacidade de liderar essa mesma inovação”. Fonte: DN.

COMENTÁRIO
E PERGUNTAS

Frontalmente, não gosto de governantes faz-de-conta. Em todo o lado, sublinho. Não aprecio as frases feitas, muito menos quem apregoa uma coisa e pratica o contrário. De forma muito directa: nestes três anos de mandato, onde estão os factos que provam a inovação política no quadro do sistema educativo? 
E antes de mais, inovação prende-se com o processo criativo, transformador e de ruptura com o passado; a capacidade de correr riscos, neste contexto, tem um significado diferente. O que tem sido evidente é uma política de não querer enfrentá-los (os riscos) antes eliminá-los ou contorná-los.
Por outro lado, salientou, que é necessário ter "visão". Tê-la, significa possuir a capacidade para prognosticar o futuro, ser prospectivo e planear em função dos objectivos pretendidos. "Visão" não tem nada a ver com optometria! E aqui, pergunto: que objectivos inovadores quando não existe liderança capaz de os enfrentar? Só mais uma pergunta: como é possível pedir aos estabelecimentos de aprendizagem para que sejam inovadores, quando as "lideranças" estão, maioritariamente, sob controlo de uma enorme burocracia que impede que o "cordão umbilical" possa ser cortado, concedendo espaço à gestão e administração com liberdade e responsabilidade?
Ocorre-me "frei Tomás...". Tenho presente aquele estabelecimento de aprendizagem do Curral das Freiras que tentou a inovação com visão de futuro, porém, o que aconteceu foi a liquidação do processo de liderança. Morreu!
Por aqui fico, embora muito tivesse por escrever.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário