quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Seria bom que se deixassem de tretas...

 

E volta e meia lá vem uma voz falar da "educação do futuro". Juntam a isto a "sala de aula do futuro"! Há cinquenta anos e outros há muitos mais, que ouço falar dessa tal educação do futuro, quando, por paradoxal que pareça, o futuro é hoje. Já começou ontem! Raramente falam do que está a acontecer, da clara falência do actual sistema, de um sistema que se encontra enfeitado mas podre por dentro. Tal como uma peça de fruta reluzente, apetecível, mas quando se abre, está em decomposição, com manchas por todo o lado! 



E como se nada estivesse a acontecer, do lado dos alunos e dos professores, em vez de pensarem as fragilidades deste sistema, entretêm-se a iludir as pessoas com estatísticas marteladas que só contribuem para a manutenção de um estado desordenado, extremamente confuso e claramente infrutífero relativamente ao que aí vem. 

Já li várias projecções para os próximos 30/40 anos. Entre outras, a RTP transmitiu uma fascinante série de quatro programas "10 segundos para o futuro - O mundo em 2077". Dali se conclui que  as "próximas décadas vão sofrer a maior e mais veloz  transformação de sempre" (...) "Em 2077 o conhecimento científico terá duplicado várias vezes". E perante isto, o que acontece na Escola? A rotina, como se nada estivesse a ocorrer. Dentro da escola, eis-nos face a uma montanha de projectos que a história nos diz serem infrutíferos porque de circunstância; fora dela os gritantes desequilíbrios sociais cujas causas não se resolvem apenas jogando dinheiro para cima do dramatismo. Resolve-se com uma política educativa séria, honesta, prospectiva, consistente e não com o habitual paleio de circunstância da "transição digital", com distribuição de "tablets" aos magotes, sem uma inteligência de suporte, enfim, sem um pensamento estruturante sobre o caminho a percorrer. É a festa dos impulsos que permanece! Continua a interessar-lhes a produção em série, tal como na fábrica do Século XIX/XX. Este é o modelo das múltiplas e persistentes ignorâncias, das iliteracias culturais e das incapacidades de transferência dos saberes para a vida real.

Estão mais preocupados com a avaliação do que com o conhecimento; mais preocupados com a resposta do que com a pergunta; mais preocupados com os edifícios do que com as pessoas que lá vivem uma significativa parte da vida; mais preocupados com os currículos e programas do que com os sonhos de cada um. Neste contexto, seria bom, ao contrário do espalhafato quase diário para mostrar serviço, que assistissem à série de que atrás enunciei. 

Deixo aqui o primeiro episódio:

2077 - 10 Segundos Para o Futuro: Mutação - Inteligência Artificial. Nanotecnologia. Fusão Homem/Máquina. Genética Estamos no ponto de partida de uma mudança tecnológica exponencial. 2077 - 10 Segundos Para o Futuro Episódio 1 - RTP Play - RTP

Depois de assistirem só têm um de dois caminhos: ou entregam a "pasta" a quem saiba e esteja disponível para trazer o futuro ao presente ou, então, partam para outra, que como vulgarmente se diz: desamparem a loja!

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