quarta-feira, 27 de junho de 2018

ESCOLA DO CURRAL DAS FREIRAS, A PERSEGUIÇÃO E A VITÓRIA DO PROFESSOR JOAQUIM JOSÉ SOUSA


FACTO 

O Dr. Joaquim José Sousa, da Escola 123/pe do Curral das Freiras, venceu as eleições onde já era líder de uma equipa. Ganhou através da vontade expressa de 78,3% dos eleitores.

COMENTÁRIO 


Nada mau para uma figura que anda a ser claramente perseguida pelo Secretário Regional da Educação e por essa maquiavélica e INÚTIL Inspecção Regional de Educação. Afinal, a comunidade educativa entende que o Professor Joaquim Sousa, para já, é a pessoa certa no lugar certo. Portanto, senhoras e senhores da "cúpula" do Sistema Educativo, deixem-se de tonteiras burocráticas, de tentar farejar alegados erros e ajudem a construir o novo. Porque o futuro não se constrói com receitas do passado e com absurdas e anquilosadas mentalidades. Constrói-se de mãos dadas, com entreajuda, com visão e com HUMILDADE. Só é grande quem for humilde. Se gostam de papel, se adoram resmas de relatórios para justificarem os seus lugares, ajudem, mas não destruam o que de importante está a ser realizado naquela escola, nos planos organizacional e pedagógico. Uma escola, tenho seguido com atenção, que abraça o futuro, a cultura madeirense, a escola sem toques, a escola sem trabalhos de casa, a gestão democrática e participativa dos jovens, o ensino personalizado, a inovação tecnológica, a escola que luta por 0% de abandono escolar e pelo sucesso. Ora, quando um estabelecimento de aprendizagem assume como lema: "Com excelência formamos homens e mulheres para e com a sociedade", que mais podem desejar os políticos do sistema? Quando um estabelecimento de aprendizagem é enaltecido pelas instituições nacionais, com vários prémios, como uma referência de mudança, que razões levam a que a mudança seja travada? Por "dores de cotovelo", sinónimas de tristeza, decepção ou frustração por alguém introduzir a diferença na letargia de uma secretaria cheia de vícios organizacionais e de pensamento, que não ajudam a desejada mudança de paradigma?
Erros, senhoras e senhores, todos têm. Até uma inspectora do sistema, quando apenas era professora, também teve de enfrentar um processo disciplinar, por alegados erros. Curiosamente, hoje, é a inspectora de que se fala! Uma única palavra: parem! Repensem o que andam a fazer a um sistema educativo que está exaurido. Façam um exame de consciência, não apenas política, mas sobretudo científica. Seria bom que colocassem em prática o que ouvem em seminários, jornadas pedagógicas, encontros, eu sei lá, em tantas iniciativas que acontecem. Deixem as escolas RESPIRAR e deixem os professores construírem os estabelecimentos de aprendizagem que, definitivamente, se coadunam com os interesses do nosso futuro colectivo. Deixem de governamentalizar e partidarizar as escolas. O que se exige é conhecimento, dedicação, perseverança, qualidade, rigor, liberdade, e respeito, aspectos que a secretaria de Educação não sabe nem tem conseguido emprestar.
Enquanto ex-professor permitam-me que abrace todos os professores daquela escola. Dentro das limitações fazem um trabalho extraordinário. Parabéns Professor Joaquim.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário