quarta-feira, 19 de setembro de 2018

DELICIOSA CONVERSA


Ontem assisti a uma conversa deliciosa. Acompanhei o meu neto a uma consulta médica no Centro de Medicina do Desporto, na cidade do Porto. O habitual para os candidatos a praticantes desportivos. Na sala de espera, os amigos da equipa de futebol a que pertence, quase todos acompanhados de um familiar. Entre os presentes, concluí depois, um seccionista do clube. A idade, talvez, deveria ultrapassar os 70! Pela forma como estava vestido, pareceu-me um homem humilde. A acrescentar, uma significativa falha na dentição. A capa, em plástico, com os documentos do clube, pareceu-me ter andado na guerra, tão velhinha que se apresentava. Ao seu lado sentou-se um jovem pai e bastaram uns minutos e estavam em amena cavaqueira. 


Fui escutando, mesmo sem querer! A conversa, repito, absolutamente deliciosa. Falavam de prática desportiva e, particularmente, do futebol dos miúdos. A páginas tantas ouço-o dizer: muitos treinadores estão errados. Escuto-os, no balneário, a incentivar os miúdos com frases de guerra: "vamos ganhá-los, temos de ganhá-los, vamos ganhá-los! Quando deveriam dizer, apliquem o que aprenderam e divirtam-se. Se aplicarem o que aprenderam, talvez ganhem". E ouvi mais: nestas idades é a formação e a educação que nos deve preocupar". O pai com quem conversava apenas dava, com a cabeça, sinais de total concordância com o que ele dizia. 
Para com os meus botões, que homem tão humilde por fora e tão grande por dentro. Que inteligência e que coração. O meu neto, pensei, está bem enquadrado. É destes homens e mulheres, dirigentes voluntários que o país precisa e que o país tem por todo o lado, que passam incógnitos, que não andam nas primeiras páginas, que não participam em tristes debates na televisão, mas que ajudam a construir a síntese da "Ode ao Desporto" de Pierre de Coubertin: "Ó Desporto Essência da vida (...) Ó Desporto, tu és a beleza! És o arquitecto deste edifício que é o corpo (...) Ó Desporto, tu és a Justiça! A equidade perfeita (...) Ó Desporto, tu és a audácia! Ó Desporto, tu és a Honra! Os títulos que tu conferes não têm qualquer valor se adquiridos por meios diferentes da lealdade absoluta. (...) Ó Desporto, tu és a alegria! Ó Desporto, tu és o progresso! Ó Desporto, tu és a paz! (...)". Uma síntese que não é perceptível, todos os dias, nas ofensas perpetradas por gente de fato e gravata de marca, com toda a dentição, com pastas de referência, mas que discutem o nada, o vazio, a maldade, a corrupção dos outros quando eles próprios chafurdam na lama. 
Ora bem, que conversa tão deliciosa escutei ontem.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário