terça-feira, 27 de novembro de 2018

FLEXIBILIDADE: HÁ QUEM ANDE AOS PAPÉIS* POLITICAMENTE SEM RUMO


O Professor Hélder Lopes (Universidade da Madeira) assina, na edição de hoje do DN-Madeira, um artigo de opinião que titulou por "Flexibilidade". Li e considero, mais do que uma chamada de atenção, um tiro no centro do alvo. Deixo aqui um excerto.


"(...) Obviamente que só os mais distraídos (para ser simpático) é que acreditam que o dito insucesso em algumas disciplinas se resolve com mais horas. Talvez estejam mais interessados em corporativamente valorizar a sua área...
É sobejamente conhecido que o problema é mais amplo e radica fundamentalmente no facto do sistema educativo ainda manter a matriz do século do XIX... No fundo um sistema (do básico ao universitário) avesso a processos dinâmicos.
O que não deixa de ser surpreendente (ou talvez não) é que ao nível do discurso ainda temos o descaramento de reconhecer e apregoar que o mundo mudou e continua a mudar de forma acelerada, mas ao mesmo tempo continuamos a dizer que no nosso tempo é que era bom ... pelo menos no que concerne ao ensino... em que é que ficamos?
Não nos devemos esquecer, tal como noutras alturas alertámos que, neste tipo de problemática em termos profissionais, não conhecer as alternativas que existem ao que está instituído é demonstrativo da mais elementar ignorância. Que conhecer alternativas que sejam viáveis e mais adequadas aos objetivos visados e não as saber implementar se trata de incompetência. Que conhecer alternativas viáveis, saber implementá-las e não o fazer é muito provavelmente um indicador de desonestidade... (...)"
Ilustração: Google Imagens.
* "não conseguir resolver um problema ou encontrar solução para ele".

Sem comentários:

Enviar um comentário