sábado, 6 de janeiro de 2018

HÁ UM DÉFICE DE ATENÇÃO SAUDÁVEL


É preciso olhar com atenção para as práticas educativas globais

Por
DN-Madeira. 06 JAN 2018 


Pensar a adolescência de hoje é pensar no contexto e na forma como a integramos nos hábitos da vida atual. Tudo começa na infância. Basta observar alguns contextos que envolvem adultos e respetivas crianças. Existe um mundo criado para os adultos onde as crianças são distraídas com diferentes estímulos que as obriga a estar permanentemente ativas acompanhando o ritmo tantas vezes frenético dos pais.
São raras as situações em que observamos os adultos a interagir no mundo criativo das crianças permitindo-lhes usar o seu imaginário ou simplesmente partilhar momentos de contemplação. A falta de tempo do “nada”, essencial ao crescimento e desenvolvimento saudável, tornou-se um problema de adultos impingido às crianças.
Para além desta falha básica no ato de crescer os espaços educativos, ao tentar compensar com dinâmicas criativas pensadas mais para o coletivo do que para o individual, centram-se demasiado nos resultados comparando médias e níveis de crescimento. Desvaloriza-se a relação entre os níveis de maturidade e desenvolvimento de competências individuais que, ainda que obedeçam a padrões, têm uma dimensão individual significativa. Tudo o que sai da norma é alvo de análise e tentativa de enquadramento no padrão esperado com uma tendência marcante para considerar perturbação muito do que seria apenas nível de maturidade e tentativa de ajustamento aos infinitos estímulos propostos.
É preciso olhar com atenção para as práticas educativas globais e para a forma como nas últimas décadas as crianças têm sido desrespeitadas nas suas necessidades. Este modelo, que tem vindo a dar jeito aos adultos e ao estilo consumista que entra na vida das famílias e silenciosamente vai pervertendo as relações e destruindo o mundo imaginário, não está a resultar.
Quando chega a idade da adolescência e se associam a ela os primeiros desenhos que provocam preocupação é que alguns olham para trás e relembram esboços que, redesenhados no tempo certo, poderiam facilitar o crescimento dando mais segurança e consistência às experiências futuras.
Quanto mais rica tiver sido a infância mais deslumbrante será a adolescência e mais gratificante o ato de crescer. Riscos? Faz parte do processo. Erros? Estranho é não os cometer.
Ter quem nos ouça é sempre um privilégio, mas para ouvir é preciso estar desatento e desligado dos estímulos diariamente oferecidos por todos aqueles que o que mais desejam são pessoas formatadas à imagem de tudo o que lhes pretendem oferecer. A eterna conexão ao sistema atual não é sinal de vitalidade.
Há um deficit de atenção saudável que famílias, educadores e técnicos de saúde precisam de refletir.

NOTA
Artigo de opinião da autoria da Psicóloga Manuela Parente, publicado na edição de hoje do DN-Madeira e aqui reproduzido com a devida vénia.

Sem comentários:

Enviar um comentário