quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

UM LIVRO DE LEITURA OBRIGATÓRIA NÃO APENAS PARA PROFESSORES E TREINADORES


Do meu distinto Amigo Gustavo Pires recebi, ontem, o notável livro "Agon - Homo Sportivus", seu autor em parceria com o Professor António Cunha. No prefácio de um outro Amigo que quase todos os dias tenho presente, o Doutor Manuel Sérgio, leio: "Uma pequena introdução a um grande livro". Ainda não iniciei a leitura, apenas folheei as 300 páginas de sumo a avaliar pelo índice que começa em Tai Kung (Século XI aC - Estrategas e Estrategistas) até às Estratégias e Estratagemas dos tempos actuais. É um livro, de acordo com o Filósofo Manuel Sérgio, que obriga a um "faiscar de pupilas, de muita admiração e respeito" quando escrito por aqueles dois autores.


Tenho por Gustavo Pires, Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, uma admiração que vem de longa data. Temos uma Amizade recíproca. Comungamos de idênticos pontos de vista sobre a Educação Desportiva. A sua luta, incompreendida, ficará para "memória futura", da mesma forma que a sua persistente e profunda investigação em matérias de Olimpismo, com vários trabalhos publicados, um dia servirão para corrigir erros estratégicos cometidos e que fazem de Portugal um país sempre distante do topo. Faço notar que as duas vertentes estão interligadas: a educação desportiva, enquanto bem cultural, e o olimpismo que alia a cultura à educação. 
Parabéns Amigo Gustavo, extensivo ao António Cunha, Mestre em Ciências do Desporto, por este livro que Manuel Sérgio considera de extremo "rigor e originalidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário