segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

SOU MÃE E SOU PAI E ESTOU ASSUSTADA


Na edição do DN-Madeira, de 20 de Janeiro, na secção "Cartas do Leitor", assinada por Lurdes Camacho, li o texto que abaixo reproduzo. Não comento, mas, face à ausência de qualquer posição por parte da Secretaria Regional da Educação, julgo que competirá aos partidos políticos com assento na Assembleia, tomarem em mãos a causa da EDUCAÇÃO. Trata-se de um sector onde é evidente um preocupante silêncio, quando o nosso futuro colectivo dela depende. São as questões organizacionais, as de natureza curricular, os programas e está em causa como transmitir conhecimento. Mas não apenas nestes fulcrais aspectos. Convido os leitores a lerem, por exemplo, um texto no blogue Fénix do Atlântico sob o título "A Educação está a arder". Por onde anda o Presidente do Governo?  



"Serve o presente para expor a situação, deveras preocupante, que se vive na Educação na Madeira, porque é que temos tantas crianças sem aulas, tanta desigualdade entre crianças? Temos escolas onde as turmas tem mais professores que alunos, e escolas onde tantos alunos não têm professores, escolas sem funcionários e outras onde os funcionários se atropelam. 
Eu, enquanto cidadã, sempre acreditei e muito nas pessoas da minha terra, sempre achei que eram honestas e se preocupavam com a valorização daquilo que é colocado à nossa disposição, à disposição do nosso desenvolvimento.
Sou mãe de uma aluna do 2.º ano, no início do ano a turma era pequena, mas a minha filha estava a aprender, agora as turmas estão juntas e a minha filha já não quer ir para a escola. A direção da escola mostrou-nos os documentos em que pede que a professora seja substituída, mas não tem resposta. Eu sei que escolas como o garachico, santana, madalena ou curral entre outras também têm turmas juntas, mas está mal, o futuro das nossas crianças não pode ser tratado com tanta irresponsabilidade, alguns meninos sem conhecimentos de português e outros com necessidades educativas especiais e estão em turmas de anos diferentes numa mesma sala, simplesmente porque a secretaria nunca colocou uma Professora para cada turma. 
Mas senhor Secretário e ao mesmo tempo: 
Há escolas na RAM no 1.º ciclo que, com 16 alunos por sala têm 2 professores efetivos e outras com 20 juntam salas. 
Há escolas na RAM que têm professores de informática no 1.º ciclo e outras são proibidas. 
Há escolas da RAM que no 2.º ciclo têm par pedagógico em todas as disciplinas e outras onde faltam professores. 
Há escolas da RAM que no 3.º ciclo têm par pedagógico (20 professores) em turmas de 3 alunos e outras onde alunos não tem aulas por falta de professores. 
Há escolas da RAM em que os alunos não têm professores e a secretaria não os coloca. 
Há uma escola da RAM que tem tantos alunos como professores, mas como o diretor é amigo do SRE está tudo bem. 
Há nas escolas da RAM professores e diretores que por não baterem palmas nem dizerem sim senhor ao SRE são perseguidos “pelo braço punidor/ Inspeção de Educação” do gabinete do secretário da educação. 
Há medo nas escolas senhor secretário, não deixe que isso aconteça. 
As escolas não deviam ser um serviço de igualdade senhor secretario da educação, não trate mal os nossos filhos, nós sabemos que a sua filha está numa turma de privilegiados numa escola pública, mas não se esqueça dos filhos do povo. 
Termino citando Francisco Sá Carneiro que em 1972, ainda que em ditadura nos dizia “O que não posso, porque não tenho esse direito, é calar-me, seja sob que pretexto for.” Sá Carneiro era do PSD, o senhor supostamente também senhor secretário, não é o PSD o partido da Paz, do Pão do Povo e da Liberdade?"
Lurdes Camacho

Sem comentários:

Enviar um comentário