quinta-feira, 30 de julho de 2020

Senhoras e Senhores Professores, calem-se!



FACTO

O PSD, na reunião da Comissão Especializada de Educação, Desporto e Cultura da Assembleia Legislativa da Madeira, inviabilizou a discussão de uma petição pública promovida pelo Sindicato dos Professores da Madeira (SPM). A petição em causa - intitulada “Pela aprovação de medidas que combatam o desgaste e o envelhecimento dos docentes na RAM” - foi assinada por 3.640 professores." A concretização da lei da pré-reforma na Região; a possibilidade de os professores poderem optar pela isenção da componente lectiva a partir dos 60 anos; a redução da componente lectiva para os professores do primeiro ciclo e do pré-escolar e ainda a redução da componente lectiva para os professores com doenças crónicas" são algumas das preocupações dos professores. Fonte: Dnotícias.

COMENTÁRIO

Ao longo de uma legislatura se existe uma forma de participação directa na vida política, uma dessas é a via da petição. Por aí, podem os cidadãos exprimir o que pensam junto dos órgãos de governo próprio. Constitui uma forma de cidadania activa. Ora, quase 60% da classe profissional mostrou-se interessada em ver discutida algumas das suas preocupações. Estou certo que, se outros sindicatos de professores tomassem uma iniciativa semelhante, a(s) petição(ões) atingiria(m) quase os 100%.

Uma coisa é discutir a petição em plenário e, eventualmente, chumbá-la; outra é nem admitir a discussão. Há qualquer coisa aqui que não bate certo no plano de uma democracia aberta à voz do povo.

Não basta tecer elogios pontuais à classe docente, que eles são fantásticos; que perante a pandemia assumiram responsabilidades maiores com enormes sacrifícios pessoais; que a Madeira tem um corpo docente de topo; que o "êxito" do sistema a eles se deve. Enfim, emotivas palavras de circunstância, as quais, aquando do momento em que os próprios solicitam o debate sobre aspectos que os preocupam, parece-me ouvir uma voz lá do fundo a dizer: calem-se!

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário