terça-feira, 19 de setembro de 2023

Educando para o fracasso e a derrota, um belo texto de Pier Paolo Pasolini


Por
Sílvia Garcia

Pier Paolo Pasolini foi um artista prolífico e multidisciplinar que conseguiu canalizar os episódios trágicos que marcaram sua vida desde cedo e capturá-los com genialidade em suas obras. Sem dúvida, o cineasta italiano mais reverenciado do século XX com um legado que perdura.


Vivemos em um mundo competitivo em que perder não se enquadra nos parâmetros desejáveis na sociedade. Você tem que ser alguém, se destacar, ter sucesso e deixar de lado o fracasso, a derrota e a derrota. Há mentes brilhantes que exaltam a honestidade do ser e não a grandeza de aparecer. Como é o caso deste texto atribuído ao grande Pasolini. Uma reflexão necessária que nos vem do passado para este presente em que tudo parece ser permitido e em que a falta de respeito pelos outros e o lema de ambos que têm tantos vouchers parece ser a moeda da maioria.



"Acho que é preciso educar as novas gerações no valor da derrota.

Em lidar com ela mesmo. Na humanidade que dela emerge.

Na construção de uma identidade capaz de perceber uma comunidade de destino, na qual se pode falhar e recomeçar sem afetar o valor e a dignidade.

Em não ser um alpinista social, em não passar por cima do corpo dos outros para conseguir o primeiro. Diante desse mundo de vencedores vulgares e desonestos, de prevaricadores falsos e oportunistas, de pessoas importantes, que ocupam o poder, que escondem o presente, quanto mais o futuro, de todos os neuróticos do sucesso, da figuração, do devir.

Diante dessa antropologia do vencedor de longe, prefiro aquele que perde. É um exercício que eu acho bom e que me reconcilia comigo mesmo. Sou um homem que prefere perder a ganhar de forma injusta e cruel. Culpa minha, eu sei. O melhor é que tenho a insolência de defender essa culpa e considerá-la quase uma virtude."

Pier Paolo Pasolini

Sem comentários:

Enviar um comentário