sábado, 28 de janeiro de 2017

DEZASSETE ANOS DEPOIS, FINALMENTE...


Era expectável que a Academia de Ciências de Lisboa se posicionasse relativamente ao famigerado Acordo Ortográfico de 1990. No essencial, a crítica que está implícita e a respectiva proposta, "propõe o regresso das consoantes mudas, do acento gráfico, em alguns vocábulos, do circunflexo, noutros, assim como do hífen". Apesar da Academia, subtilmente, em função dos múltiplos interesses, falar em "aperfeiçoamento", do meu ponto de vista este constitui mais um passo para a definitiva revogação do "acordo" que já poucos desejam. Aqui fica a peça do DN-Madeira:


O estudo propõe o regresso das consoantes mudas em palavras como “recepção” e “espectador”, ou seja, nos casos em que geram uma concordância absoluta de sons (homofonia) que podem causar “ambiguidade”.
O documento “Sugestões para o aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” de 1990 foi aprovado em plenário na quinta-feira por 18 votos, com cinco votos contra.
Segundo a proposta apresentada, deve regressar o acento agudo em palavras com pronúncia e grafia iguais, as denominadas palavras homógrafas, referindo, entre outras, “pára”, forma do verbo parar, que se confunde com a preposição para, também “péla”, nome e forma do verbo pelar, que se confunde com a preposição “pela”, e ainda “pélo”, nome e forma do verbo pelar, que se confunde com a preposição “pelo”.
Também é recomendado o regresso do acento circunflexo em diferentes vocábulos que são homógrafos a outros, por exemplo o nome “pêlo”, para não se confundir com a preposição “pelo”, o verbo “pôr”, para evitar confundir com a preposição “por”.
Quanto às consoantes mudas, nos casos em que geram uma concordância absoluta de sons (homofonia), sugere a Academia os termos “aceção” quando usado como “sentido”, que se pode confundir com “acessão” (consentimento), “corrector”, quem corrige, que se pode confundir com “corretor” (intermediário), “óptica”, relacionado com a visão, que se confundirá com ótica, no sentido de audição, além de “receção” (recebimento) que se confundirá com recessão (retrocesso), e “espectador” (aquele que olha ou assiste), com “espetador” (o que espeta).
No texto divulgado hoje, a ACL sublinha que se trata de “um contributo que resulta de aturada reflexão em torno da aplicação da nova ortografia e sobre algumas seis particularidades e subtilezas da língua portuguesa que não podem ser ignoradas em resultado de um excesso de simplificação”.
“Convém esclarecer o que se entende por ‘aperfeiçoamento’: aperfeiçoar o Acordo Ortográfico não significa rejeitar a nova ortografia, mas antes aprimorar as novas regras ortográficas e retocar determinados pontos para fixar a nomenclatura do Vocabulário e do Dicionário da Academia”, remata a ACL.
O documento com as “Sugestões para o aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” de 1990, aprovado pela Academia das Ciências, está disponível em http://voc.cplp.org.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário