domingo, 8 de outubro de 2017

DUAS POSIÇÕES ANTAGÓNICAS



Ainda sobre o programa da RTP3, "Fronteiras XXI", atentemos nestas duas posições:

Doutor David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação: " A Educação melhorou muito. (...) A escola está cheia de mitos. Um dos mitos é que a Escola não muda. Só diz isto quem não conhece o que era a Escola do Século XIX ou do Século XX com a Escola actual. A Escola actual não tem nada a ver com a Escola do Século XIX ou XX. Aquilo que acontece é que a Escola vai-se renovando, através de pequenas coisas, pequenas alterações (...)"

Juiz Conselheiro Jubilado, Laborinho Lúcio: "(...) Chega-se à Educação através das crianças (...) não através de modelos. Às vezes temos excelentes modelos educativos, o que atrapalha são as crianças. Se nós partirmos das crianças, se percebermos que elas são radicalmente diferentes daquilo que eram na Escola do passado (...)"

David Justino surge-nos como um retrógrado, uma figura que não percebeu o essencial da questão, isto é, na prática, as diferenças conceptuais entre a Sociedade Industrial e a Sociedade da Tenologia e da Informação. E se sabe (ora se sabe!) continua, infelizmente, a posicionar-se no provérbio que "Deus é bom, mas o Diabo também não é mau". Temos de ver o futuro, mas, cuidado, o modelo de ontem, através de "pequenas alterações" continua a ter as suas virtualidade. Já Laborinho Lúcio, talvez porque pertença a organizações dos "Direitos da Criança", que o obrigou a uma leitura social mais profunda, mostra-se com uma visão muito mais alargada e assertiva. A sua síntese, dita, recentemente, no Funchal, acertou em cheio: "As crianças têm já um adulto dentro de si". Caso para perguntar, quem deveria ser presidente do Conselho Nacional de Educação?
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário