domingo, 4 de junho de 2023

JOANA VASCONCELOS


Segui a entrevista a Joana Vasconcelos, conduzida por Goucha no programa "Conta-me". Conheço a sua Obra, a dimensão mundial que tem, mas esta entrevista teve o condão de a descobri naquilo que é como Mulher, como pessoa e pelo pensamento estruturado que a acompanha. Fiquei rendido. Entre muitas passagens, gostei deste seu posicionamento:

Que mundo é este que vive diariamente, perguntou Goucha.
Eu fui educada no gosto pela beleza (...) Eu vivo no mundo do sonho, do mágico onde criamos realidades que não existem, de projectos que nunca foram feitos, onde de qualquer maneira construímos todos os dias um futuro diferente."
Não há limites para a criatividade, para o sonho... retorquiu Goucha. 
Não.

O que terá isto a ver com a Escola que temos, pensei!

A sua última Obra, "A Árvore da Vida", via há duas semanas, na Saint Chapelle do castelo de Vincennes, nos arredores de Paris. Um trabalho fantástico, do qual deixo aqui um breve vídeo, embora não deixe transparecer a monumentalidade e todo o trabalho de pormenor.

Sem comentários:

Enviar um comentário